sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

SANTO ANTÃO DA BARCA


Fiéis de Santo Antão da Barca ainda acreditam que barragem do Sabor não será construída
Fé à prova d’ água

Descendo por caminhos íngremes em terra batida rumo ao vale criado pelo rio Sabor, as paisagens chegam-nos como retratos místicos e quase sagrados. Não admira, por isso, que depois de uns quilómetros, surja o conjunto de edifícios que constituem o santuário de Santo Antão da Barca, na freguesia de Parada, concelho de Alfândega da Fé. Local de devoção e romaria, cuja origem se perde no tempo e na memória dos mais velhos, o templo, com o rio Sabor como vizinho, ressalta à vista até dos mais descrentes.
Erguida num local conhecido como Poço da Barca, há mais de dois séculos, a mando dos Távoras, a capela terá substituído, segundo se conta, um outro templo mais antigo, também dedicado a Santo Antão.
Assim sendo, não é de estranhar que os devotos se manifestem contra a construção da barragem do Sabor, que inundará a zona onde se ergue o templo e que, no mês de Setembro, atrai milhares de peregrinos que chegam de toda a região.
Criada a albufeira, o santuário ficará submerso, pelo que se pondera “mudar” o edifício para uma zona mais elevada. Contudo, nenhuma solução agrada aos fiéis, que continuam a acreditar que a barragem não se construirá.
“O meu desejo é que nunca consigam concluir as obras, porque o nosso Santo sempre esteve ali e é ali que deverá continuar”, opinou Adélia Vila, habitante de Parada.
Por: Sandra Canteiro