sábado, 6 de setembro de 2014

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Novo Santuário de Santo Antão da Barca

Novo Santuário de Santo Antão da Barca | Festa em honra do padroeiro do espaço a 6 de setembro

A festa de Santo Antão da Barca, no concelho de Alfândega da Fé, já se vai realizar no novo Santuário. No recinto, ultimam-se os preparativos para acolher esta festividade. A Festa anual em honra do padroeiro deste santuário, acontece a 6 de setembro, altura que vai ser marcada pela bênção do novo espaço. Uma cerimónia presidida pelo Bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro.

Recorde-se que este Santuário, situado na freguesia de Parada, Alfândega da Fé, foi deslocalizado devido à construção da barragem do baixo sabor. O local onde estava situado o antigo santuário ficará submerso pelas águas da albufeira. A Capela de Santo Antão, edifício datado do Sec.XVIII, foi trasladada para o novo local num processo de preservação patrimonial que assumiu características únicas no país.
Construído no cimo de uma colina, no local conhecido como sítio do Rebentão, a cerca de um quilómetro de distância do anterior, o futuro santuário replica a mesma relação com a água e a mesma orientação espacial, embora a uma cota mais elevada.

O novo santuário é constituído pela antiga capela, e por edifícios construídos de raiz como a hospedaria, um bar restaurante e um espaço museológico e administrativo.
Para a Câmara Municipal de Alfândega da Fé este local poderá assumir-se como um importante pólo dinamizador do turismo religioso/cultural no concelho, não só pelas valências e condições que tem associadas mas também pelo conjunto de pinturas murais, descobertas durante o processo de trasladação. Um importante conjunto que vai integrar a rota turística cultural que a Câmara Municipal quer desenvolver no concelho. Trata-se da rota “Pinturas da Fé”, um projeto que vai permitir visitar as pinturas murais a fresco e outras técnicas de decoração murária. Uma forma de valorizar, revitalizar e potenciar um património cultural, religioso e do concelho. Para além do conjunto de pinturas murais existentes na capela de Santo Antão da Barca esta rota abrange as localidades de Valverde, Vale Pereiro, Sendim da Ribeira e Legoinha. Nesta última foram feitas obras de restauro e recuperação da capela, que se pretende que se assuma como Centro Interpretativo da Rota.