Descrição da Geocache:
O novo santuário de Santo Antão da Barca resulta projeto hidroelétrico da EDP no Baixo Sabor e que vai deixar submerso o antigo santuário, secular, situado a poucos metros do leito do rio Sabor.
O santuário é um excelente miradouro e vale a pena visitá-lo.
O santuário é um excelente miradouro e vale a pena visitá-lo.
A capela foi trasladada pedra por pedra, como estava previsto desde o início do processo da construção da barragem do Sabor, que se encontra em fase de conclusão, no concelho vizinho de Torre de Moncorvo, e prestes a iniciar o enchimento da albufeira principal. As restantes infraestruturas do santuário foram concluídas e o espaço foi aberto com uma grande festa, com a presencia do Reverendíssimo Senhor Bispo de Miranda-Bragança no dia 6 de setembro de 2014.
O novo espaço do santuário de Santo Antão da Barca, a cerca de um quilómetro de distância do anterior “continuará a ser referencial de fé e de cultura”, refere D. José Cordeiro, explicando que "tem melhores condições, tem melhores potencialidades, e em articulação com o santuário de Cerejais e outros da Diocese, pode ser um contributo para o desenvolvimento integral da região”.
Para os devotos de Santo Antão, a mudança do santuário é sinónimo de nostalgia.
A cache esteve lá, no dia da inauguração. Assistiu à festa e foi depois colocada para convidar os praticantes de geocaching a visitarem este espaço. A par da destruição, recentemente por um grande incêndio, mais tarde pela água da albufeira, serão visíveis transformações nem todas ruins. O vale do Sabor estava integrado na Rede Natura 2000, tratando-se de uma paisagem única, com espécies vegetais e animais a necessitarem de proteção. Pode ser que elas encontrem forma de se adaptarem.
A paisagem é magnífica e, só por si, justifica plenamente uma visita ao local,